quarta-feira, 25 de março de 2009

Máscara sobre Máscara


Estamos chegando ao fim do mês de março, onde comemoramos o teatro e mês que sempre descansamos o carnaval.O que de forma geral poderiamos dizer que nos remete uma ligação a essas duas datas? Máscaras, simbolisando arte cênica que nos ultilizamos mesmo que sem perceber nas duas ocasiões.

As máscaras são tão antigas quanto a população humana. Ela tem o misticismo de ocultar ou revelar sentimentos, já foram ultilizadas pelos egípcios quando morriam para ajudá-los na "passagem para vida eterna", ultilizadas pelos gregos e romanos em cerimônias religiosas, pelos chineses para afastar maus espíritos, o indígenas a ultilizavam para incorporar entidades que curam,em danças de guerra. Foi a inspiração para o carnaval de Veneza, onde muitas vezes eram ultilizadas pela sociedade não só por diversão,mas a sociedade as usava pelos constantes conflitos políticos.

Será que ela só possui estas funções?Na verdade foram criadas para tais,mas nós a adaptamos para ser mais um adereço de nossa falta de caráter, para que possamos agir baseado no TER e não no SER. Por que é muito mais difícil fazermos um elogio a falar mal de algo ou alguém e quando muitas vezes o fazemos é com a ultilização de máscara que esconda nossa verdadeira vontade,pois afinal esse falso elogio pode nos levar ao TER...mas ter o que mesmo?já que isso tudo é falta de ter uma coisa tão essencial e simples,chamada CARÁTER e que vem acompanhado de inúmeros sinônimos bons.

Então pensemos mais em tirarmos nossas máscaras,inclusive essa que nos faz acreditar que não estamos inclusos nesses seres humanos, por que com certeza já nos ultilizamos de algumas e num momento para qual ela não foi criada.

Máscara sobre Máscara, disso já estamos cansados de ver no "poder" que nos rege, podemos sim pelo menos nós sermos face sobre máscara e ao momento certo para qual foi criada.


Aline Frota

3 comentários:

  1. Cadê meu cometário no post passado???

    Be, muito interessante mesmo, até combina com que te falei ontem né ::

    "A verdade enquanto mentira distorcida por um interesse pessoal"!!!

    longe de ser pessimista mas neste mundo de mascarados issso acontece muito !!

    ResponderExcluir
  2. Inha, tudo que vem de vc é pra ficar de boca aberta! Tudo combina com algo e faz realemnte sentido! Te admiro por essa capacidade que tem e nada me surpreende que venha de vc por saber desse potencial enorme que vc consegue a cada dia!

    Te admiro demais minha Inha e sabes o quanto és imortante na minha vida!

    Adoro vc e nunca pense em sumir da minha vida, é como se deixase um vazio imensurável! E olha que isso burramente já aconteçeu!

    Amo vc viu!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que ter máscaras tem lá sua importancia. Elas podem ser usadas como proteção, porque nem todos merecem conhecer nossa face por inteiro, pois é é algo precioso demais pra se deixar nas mãos de qualquer um, mas não devemos ser todo máscara, como você disse dar uma "amostra grátis" de quem relamente somos para mostrar mais ou simplesmente nada. Penso assim.

    ResponderExcluir